0

O Estranho Mundo de Jack ( The Nightmare Before Christmas )

Marcadores: , ,

O Estranho Mundo de Jack 
The Nightmare Before Christmas
1993



Em mais um filme, esta semana assisti mais uma vez um dos grandes feitos de tão conhecido Diretor e Roteirista Tim Burtom. Este seu projeto que já estava sendo pensado anos antes, só foi realizado e por fim exibido no ano de 1993. Trata-se de uma animação em stop-motion de seres vindos direto da imaginação sombria de Burtom. Tendo feito muito sucesso na época, foram até citadas as possibilidades de continuações para o filme. Fato que nunca se concretizou tornando até mais valorizado por assim dizer o original. Muitas das vezes é melhor não mexer naquilo que está realmente finalizado já que o mesmo já possui um final não possuindo um gancho para continuação.

Baseado num poema escrito pelo próprio Tim Burtom anos antes, o filme jamais será esquecido graças ao bom trabalho em relação a animação se tratando da tecnologia da época.Um imenso esforço com bonecos e maquetes que durou cerca de dois anos para a finalização e exibição.

Os créditos da direção não vão para Burtom já que o mesmo não teve muito tempo pois estava envolvido em outros filmes no momento como a produção de Batman O retorno na época. O diretor é Henry Selick, conhecido por mais tarde ter dirigido outra animação em stop-motin, Coraline em 2009. No roteiro Tim burtom dividiu os créditos com Caroline Thompson .O resultado final do filme foi um sucesso tanto na crítica coo financeiramente agradando e muito a Touchstone Pictures e a Walt Disney Pictures, responsáveis pela distribuição da animação.



A história
O filme se passa no mundo das celebrações no local chamado de Cidade do Halloween. O protagonista se chama Jack Esqueleto, o rei abóbora, chamado por alguns. Todos os anos ocorre as festas de Halloween nesta cidade e Jack é o principal entusiasta deste evento, porém este ano em especial algo de diferente tende a acontecer pois está excêntrica cidade composta de vampiros, lobisomens, zumbis e os mais variados seres fantasmagóricos e horripilantes, conhecerá o que é o Natal. Que forma Jack encontrará para mostrar a esses habitantes que é possível comemorar o Natal na cidade do Halloween? O espírito natalino em plenas trevas. Terror, musical, animação e aventura. O estranho mundo de Jack é um filme que vale a pena ser conhecido e jamais esquecido.




Minha opinião
A partir deste ponto contém Spoilers.


Estamos em meio a cidade do Halloween. Em dado momento do filme, numa certa floresta, conhecemos a entrada para outras cidades. Cada árvore é equivalente a uma cidade, uma celebração dentre elas Natal, páscoa, Halloween, entre outras. Na cidade onde mora Jack esqueleto, é celebrado todo ano a festa correspondente ao seu nome. Todos os habitantes participam de alguma forma e são muito felizes com tudo isso. Por suas características físicas e mentais, os moradores tem tudo a ver com o que se passa nesse local e para o contexto do filme, essas criaturas existem e se relacionam entre elas normalmente. Como dito anteriormente, vampiros, lobisomens, esqueletos entre muitas outras criaturas vivem em harmonia na cidade.
O que aconteceu com Jack?
Jack é a principal atração da festa e porque não dizer da cidade pois um dia sem vê-lo e todos ficam desesperados atrás dele. Com o passar dos anos ele começa a ficar entediado. Ele mesmo diz que todo ano parece ser igual. Ele que algo mais, algo superior. Não aguenta mais tudo se repetindo ano após ano. Gostaria de fazer com que esse vazio dentro dele desaparecesse. Nas suas andanças para um local distante da cidade, acaba meio que por acidente, encontrando a floresta com árvores das celebrações. O local onde fica a entrada para as outras cidades. Aleatoriamente vai parar na cidade do Natal e lá descobre um novo mundo e espantando com o que vê, sente que é aquilo que ele quer fazer. Tudo tão colorido e feliz. Diferente e animado. Festas, presentes e muito mais. Isso é Natal. Isso é o que Jack visualiza fazer para o próximo Halloween. Mas as coisas nunca são como se imagina.
É interessante percebermos algo de familiar nestas cidades. Assim que termina a festa, já começam a pensar na próxima. Um ano para a outra que virá. Mas os preparativos já vão começar. O prefeito está atrás do esqueleto para dar inicio ao projeto. Brasil tem de certa forma algo parecido pois certas cidades por aqui celebram o tão conhecido mundialmente Carnaval. Festa tradicional principalmente na cidade do rio onde as escolas de samba que desfilam todo ano, já estão fazendo os adereços, sambas-enredo carros alegórico, com uma antecedência fora do comum. É um ano inteiro pra isso. Tanta preocupação para festa de poucos dias no país.
A visão de Jack do Natal é empolgante e ele decide então que fará seu próprio Natal. Traz a ideia aos habitantes da cidade e assim começam os preparativos. Porem o que Jack não percebe é que a forma como ele vê o natal esta um pouco distorcida da realidade e com isso seus planos aos poucos vão se distanciando do original. Ele só pensa no Natal agora. Nada mais importa. Uma fixação fora do normal por isso. Quando se coloca algo na mente e não pensa nas consequências, geralmente tende a não ser tão satisfatórias. Quando você toma uma decisão, pensa nos prós e contras? Vantagens e desvantagens? Inicio, meio e fim? Será que vai dar certo?
No fim aprendemos que as vezes atitudes não pensadas acabam gerando situações inesperadas e finais não muito desejados. Jack precisa concertar tudo no fim e colocar as coisas em seu devido lugar. Perceber que a verdade felicidade muitas das vezes está em não ficar comparando a sua vida com a dos outros. Pensar que a grama do vizinho por assim dizer, pode até parecer mas não é mais verde que a sua. Mudar essa visão de que pra sermos felizes temos que ter o que os outros tem. Jack não havia percebido aquela boneca Sally que tanto gostava dele e estava sempre ao seu lado, quando em dado momento tentava abrir seus olhos para o erro que estava cometendo. Quantas vezes não passamos pela situação de não ouvirmos conselhos e acabarmos nos dando mal já que seguimos por caminhos de tropeço. Devemos ouvir mais e pensar antes de agir para que nossos sonhos e projetos venham a se realizar com mais eficácia e menos problemas no trajeto até a conclusão dos objetivos.
Jack era muito bom no que fazia mas desejou algo mais. Queria o Papai Cruel por perto. Viu do que o velhote era capaz de fazer. Decidiu sequestra-lo e ficar no seu lugar. Tomar o lugar do próximo. Não mais ficar no seu espaço mas ir alem e tomar o que era do outro. Atitude que demonstrou sua inveja na felicidade das crianças com os presentes do outro. Queria ser capaz de fazer igual e até melhor que seu “adversário Cruel”. Que possamos ser quem somos sem desejarmos o que é dos outros. Sonhos e metas todos podemos ter e ser. O final feliz seja para Jack quanto para o resto dos moradores da cidade do Halloween é de igual maneira retratada na cidade do Natal com a volta do Noel. Tudo acabou bem quando as coisas voltaram para o seu devido lugar.
Assista e procure tirar suas próprias conclusões. Filme mais que recomendável para os que gostam deste gênero. Não dou notas aos filmes que vejo. Apenas acho que cada um tem seu gosto. Que conheçam mais e mais filmes e que estes sirvam para construir o caráter de cada um.
Até a próxima e vejam filmes e tirem mensagens deles. Todo filme tem uma história. O que você aprendeu com este filme?


Conteúdo extra:

Making of

Game
The Nightmare Before Christmas: Oogie's Revenge



Foi lançado para Playstation 2 e Xbox, este interessante jogo que é realmente parecido com o filme. Traz muitos elementos gráficos e personagens idênticos além das canções do mesmo. Jogabilidade fluida e dificuldade mediana dependendo do nível que escolha. Apesar de gráficos um pouco ultrapassados, se tratando da plataforma da época, não era ruim. Vale a pena jogar e estender ainda mais a experiência do mundo onde se passa o filme levando Jack pelos mais diversos cenários do jogo encontrando com praticamente todos os personagens do filme. Otimo jogo pra quem gostou do filme. Vale a pena conferir.


Tanto o jogo quanto o filme é muito fácil de encontrar na internet, principalmente o filme que você encontrará completo no próprio youtube.


0

A colher não existe (There is no spoon) Matrix.1999

Marcadores:


Menino: Não tente entortar a colher. É impossível. Em vez disso, apenas tente ver a verdade.
Neo: Que verdade?
Menino: A colher não existe.
Neo: A colher não existe?
Menino: Então você entenderá que não é a colher que entorta É você mesmo.
  

A cena em questão é do filme Matrix. Lançado no ano de 1999. O filme foi um marco na história do cinema graças às inovadoras cenas de ação com recursos jamais vistos pela maioria do público da época. Ação e ficção cientifica que chamaram a atenção também pelas mensagens contidas do filme fazem você pensar em muito mais do que na história em si.
Seja numa perspectiva religiosa, filosófica ou em qualquer outra, o importante é que Matrix é um daqueles filmes que você depois de assistir vai continuar pensando nele. Anos se passaram e certas questões continuam em nossas mentes.
“Apenas tente ver a verdade”. A forma como vemos o mundo não necessariamente é a mesma forma como outros a vêem. Enxergar de forma diferente faz de nós seres diferenciados. Certos animais enxergam certas cores. Outros enxergam outras. A perspectiva do mundo visto de forma diferente faz com que fique uma questão no ar: O que não estamos vendo? O que há em nossa volta que nossos olhos não podem ver. O que está havendo nesse exato momento a sua volta? Não importa a que seita, religião ou ramo filosófico tenha escolhido para seguir seus preceitos, o importante é salientar que há certos pontos em comum em cada uma destas, tornando a discussão um tanto quanto sem sentindo. O importante aqui é colocar em pauta a atenção que devemos dar a esta cena e a mensagem que ela traz para cada um de nós.

                De que forma este filme falou com você. O que você aprendeu com ele. Pense, reveja e tente entender. Todo filme traz uma mensagem. Sempre há uma mensagem. Até a próxima cena.

0

A bruxa ( The Witch: A New-England Folktale )

Marcadores: , ,

A BRUXA
The Witch: A New-England Folktale


        A mais de um ano atrás estreava em um festival nos Estados Unidos este filme que divide opiniões por todo o mundo, sendo mais precisamente em 23 de janeiro de 2015 no Sundance Film Festival a primeira exibição de The Witch: A New-England Folktale ( No Brasil simplesmente A bruxa ). Passando por vários países antes de chegar ao nosso pais, A bruxa so veio a estrear por aqui em março de 2016 e curiosamente em pouquíssimas salas de cinema pelo pais.
Pelo fato de se tratar de um filme de terror diferente do convencional e principalmente, bem diferente de tudo que tem surgido nos últimos anos nos cinemas, os fãs de filmes “de tomar susto” criticaram com todas as suas forças o fato deste filme ter um ritmo um tanto quanto lento e enredo por muitos, nada assustador.
               O diretor e roteirista Robert Eggers reuniu um seleto grupo de atores não tão conhecidos pelo publico de Hollywood e assim trouxe as telas de todo o mundo um terror que ficará para alguns, marcado na história do cinema. Queira você ou não, A bruxa se destaca em muitos fatores importantes em relação a qualidade técnica dentre eles, a fotografia, onde cada cena, principalmente as externas com ângulos que captam com primazia a beleza e mistério daquela floresta alem de parecer que realmente o filme se passa no ano de 1630. A trilha sonora também é essencial para jogar o espectador de cabeça nesse ambiente angustiante em certos momentos e amedrontador quando aquele que assiste, consegue entrar realmente na história e entender o tom de gravidade de tudo o que acontece com a família envolvida em tudo isso.


                                                                                                     
               
  Em resumo, uma família cristã fervorosa vivia em uma colônia fechada onde certos costumes e regras da época eram muito rigorosos para toda a comunidade. Por circunstancias inerentes de um comportamento contrario a maioria, eles são banidos da comunidade sendo obrigados a partir numa viagem para um local distante e quando se aproximam das margens de uma grande floresta, se instalam por ali levantando um abrigo com habitação, animais e uma pequena plantação para consumo próprio. Quando ali estão começando uma vida nova, misteriosamente o filho recém nascido da esposa do patriarca da família, acaba desaparecendo sem deixar vestígios em uma cena um tanto quanto fora do comum e se não dizer, algo sobrenatural por tamanha a surpresa da filha mais velha que cuidava dele no momento em que o bebe desaparece bem debaixo dos seus olhos. A partir deste momento mais e mais acontecimentos estranhos ocorrem fazendo com que a família acabe passando por situações inusitadas culminando em diversos momentos angustiantes para cada um dos membros da família.

 

       Se você ainda não assistiu e gosta deste tipo de filme, já que precisa realmente gostar deste gênero pois muitos que não entenderam a proposta do enredo retratado acharam graça, riram de certas cenas que foram feitas pra realmente pensar, entrar na historia e entender o que há por trás de toda a trama.
Segue abaixo uma reflexão mais detalhada sobre esta obra levando a uma maior apreciação da arte e principalmente da mensagem passada.

       A partir daqui o texto irá conter spoilers. Caso não se incomode continue lendo, senão, será melhor que vá conhecer o filme primeiro e depois retornar e concordar ou não com o ponto de vista daquele que vos escreve.


 Minha opinião

O filme começa no momento que a família está em pleno tribunal onde são julgados por desonrar as leis da comunidade e da igreja com arrogância. O líder da família, William, responde afirmando que não podem ser julgados por falsos cristãos deixando claro a sua posição de que ao contrario de sua família santificada e pregadores do evangelho, toda a comunidade está em pecado e por isso não são dignos que julgarem os atos deles. Os portões da colônia se fecham diante de seus olhos e já neste momento percebe-se que havia algo de errado com William. Seria o fato de que de acordo com a palavra do próprio Deus o qual eles pregam, seria incorreto julgarem os outros quanto a posição destes diante do mesmo Deus? Como chama-los de falsos cristãos seria correto? Está claro que o pecado já havia adentrado o seio desta família.
                A cena seguinte conhecemos um pouco mais de Thomasin, a protagonista da historia, a filha mais velha confessa seus pecados numa oração no momento que percebemos um salto no tempo e a família já esta com a plantação em andamento ao redor da casa. É neste momento que percebemos a ligação e função de cada um dos membros da família neste novo ritmo de vida neste lugar. Cuidando da criança recém nascida, Thomasin vê seu irmão desaparecer diante dos seus olhos e aflita não consegue resgata-lo.
Primeiro momento de tensão, pois algo sobrenatural estava pra acontecer e vemos na cena seguinte uma mulher estranha esta fazendo algo que não se vê com frequência no cinema. A morte de um bebe nas telas é algo extremamente raro de se ver. O fato dela se banhar no sangue fica subentendido que o ritual tem ligação com seu corpo e mais pra frente percebemos o que acontece e quais são os reais motivos de tudo isso.
O mal deixa rastros nos gêmeos que brincam com o bode, deixa rastros na colheita que não dá certo, em tudo de ruim que acontece com esta família. A morte se aproxima de cada um deles e o verdadeiro plano da entidade maligna da floresta, começa a vir a tona.Sem dar muitos detalhes, um a um cada membro da família tem seu destino traçado e a bruxa que parecia ser a maior ameaça, sai de cena e neste momento somos apresentados ao verdadeiro mal que os assola.


O bode que tanto foi louvado no decorrer do filme, finalmente mostra sua face. Nas cenas finais, talvez uma das mais impactantes do filme ( para quem obviamente entrou na historia ), temos Thomasin como única sobrevivente. Agora sozinha, sem família, sem comida, sem destino, sem futuro, a jovem toma a decisão de encarar face a face a temida personificação do mal em forma de animal ali presente em sua casa. Este diálogo entre ela e o ser, fica claro de com quem ela está falando. Não é uma simples criatura como fruto da sua imaginação e sim o próprio demônio no qual tem interesse em sua alma. A proposta da manteiga, que para muitos soou como hilária, tem contexto importante para a personagem que alem de não ter sustento já que dependia dos pais, naquela época da historia, esta iguaria era de grande valor em meio a cultura da região.
                Thomasin não tem outra escolha se não se deixar levar pela ocasião e consequentemente ter um encontro com a raiz de tudo que parece ter arquitetado todos os passos e momentos para que culminasse nesse fim. Ela agora é só mais uma em meio a fogueira no meio da mata. Várias bruxas a circundam neste momento como se lhe descem boas vindas e fica subentendido que desde o princípio este era o lugar onde Thomasin deveria estar de acordo com a entidade que a seguia.
                A questão é... estaria Thomasin destinada a ser mais uma bruxa dentre as outras?. Teria algo de diferente dentre elas? Teria feito a escolha errada? Teria escolha? São raros os filmes em que o mal parece triunfar no final e este é um deles. Não é comum vermos algo assim nos filmes de hoje o que torna este com um diferencial.
                Aprendemos que não devemos julgar as pessoas, seja La quem forem. Que nossas falhas nos distanciam de Deus e consequentemente ficamos desprotegidos das ações malignas que vem de encontro as nossas vidas. A mensagem que fica em pauta seria o fato de que todos temos falhas. Aqueles que julgaram a família no inicio tinham falhas. A família era falha.Como é difícil reconhecer os próprios erros. Ter uma crença, seja cristã ou qualquer outro tipo de entidades nas quais a pessoa tenha, não deve ser levada aos extremos de forma religiosa como a história demonstra. Wiliam sentia-se mais santo e fiel que todos os outros e acreditava que ninguém alem do que o seu Deus poderia lhe dizer o que fazer. Será que cada um de nós sendo seguidor de alguma doutrina seja qual for, estamos nos posicionando da mesma forma preconceituosa. Thomasin admitiu seus erros bem no inicio. Seu coração estava cheio de culpa pelos erros de cometeu. Mas será que no fundo ela se sentia culpada diante de Deus ou de sua família? A sinceridade para com a figura na qual você adora se destaca neste momento. Você neste momento segue algo que acredita ou porque os outros estão seguindo e você acha que deve seguir cegamente também.
                A bruxa traz muitas discussões a tona e faz pensar depois de ver e rever quantas vezes desejar. Assista e procure tirar suas próprias conclusões. Filme mais que recomendável para os que gostam deste gênero. Não dou notas aos filmes que vejo. Apenas acho que cada um tem um gosto. Os filmes aqui divulgados serão divididos por gênero e categorias das mais diversas. Quero apenas que conheçam mais e mais filmes e que estes sirvam para construir o caráter de cada.
              
                Até a próxima e vejam filmes e tirem mensagens deles. Todo filme tem uma história. O que você aprendeu com este filme?

0

1001 filmes para ver antes de morrer

Marcadores:


Tudo bom?

Este espaço estará muito em breve repleto de comentários, resenhas de filmes e livros. Assim sendo, nada melhor do que começar falando sobre uma obra que trata de grande parte dos melhores filmes. Uma coletânea de obras da sétima arte na qual a maioria destas se faz desconhecida do grande público.
Hoje vamos falar sobre um livro que fala de filmes. Muitos filmes. 1001 filmes pra ser mais exato.
Quando ganhei este livro, já curtia muito filmes, mas estava mais voltado aos que são mais acessíveis. Aqueles que todo mundo conhece ou em alguns casos, alguns críticos de cinema citam em alguns momentos quando comparam com algo mais recente.
O 1001 filmes para ver antes de morrer é um livro para ter ao seu lado por longos anos, ou seja, você não vai ler por inteiro como um livro comum. Em seu interior se encontram resenhas de diversos filmes dos mais variados gêneros indo do drama, suspense, terror e animação. Estes filmes estão organizados de forma cronológica indo assim dos mais antigos até os dias de hoje. A edição em destaque é a de 10 anos com destaque para o filme As aventuras de Pi (Life of Pi), no qual em breve teremos uma postagem sobre ele, seus prêmios, sua historia e sua mensagem.

Mas vamos voltar para o livro... A cada edição sendo publicadas de forma anual, um filme de relevância tem seu destaque tomando a capa dentre eles temos filmes como Star Wars, Indiana Jones e o tão aclamado Avatar dentre outros.



Talvez uma das grandes vantagens seja mesmo a quantidade de filmes como descrito pelo título. Todos possuem descrição detalhada como ano, lista dos principais atores, direção, pais de origem além de sempre um cartaz ou foto de alguma cena do filme em questão. Vale ressaltar que mais um ponto a favor seria esta diversidade imensa de títulos sendo ótimo para os amantes de cinema de todos os gêneros.
Em contrapartida, algo que chama a atenção talvez seja a mesma variedade de gêneros que pode causar estranheza para alguns que curtem certo tipo de filme e certa repulsa por outros. Tudo vai depender de quem lê e que tipo de filme gosta. Muitos não vão gostar de grande parte dos filmes. Pode-se dizer que não são os melhores filmes de todos os tempos e sim os filmes que mais chamaram a atenção seja de forma positiva ou negativa.
Uma critica negativa em minha opinião é que certas resenhas contem spoilers e para os que estão dispostos a assistir a cada um desses filmes pode se sentir desconfortável por isso. Muitos deles, eu preferi ver o filme primeiro e ler a resenha logo em seguida.
A dificuldade para encontrar alguns deles também se faz presente ainda mais quando se trata dos mais antigos, mas mesmo assim vale a pena caça-los pela internet ainda mais no idioma original de suas obras.
Definitivamente 1001 filmes é sem dúvida uma ótima opção para os que adoram cinema e querem adquirir bagagem cinematográfica com esta lista imensa de obras primas da sétima arte levando o leitor a adquirir conhecimento e uma visão maior dos diferentes tipos de filmes existentes fugindo dos blockbusters do momento (nada contra estes que nos fascinam cada vez mais com seus efeitos especiais grandiosos) e conquistando um senso critico mais vasto e importante para os moldes do seu próprio caráter.
Eu recomendo.